Regulamento 2017

REGULAMENTO EXPOTEC 2017

A Exposição de Tecnologia de Ciência de Camaragibe – EXPOTEC se caracteriza como a exposição de ciências do Município de Camaragibe/PE que tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento do ensino científico na educação básica do município. A participarão da EXPOTEC se dá através de Grupos de Pesquisa formados por até cinco estudantes da educação básica e um professor da educação básica das escolas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio (regular, e EJAI) das Redes Pública e Privada da Cidade de Camaragibe/PE. A Exposição dos trabalhos ocorre dia 29 e 30/09/2017 das 9h as 16h no Ginásio Municipal Aloísio Rocha, Bairro Vila da Fábrica, Camaragibe, PE.

1. CAPÌTULO I – INSCRIÇÃO E CRONOGRAMA
1.1. As inscrições dos Grupos de Pesquisa ocorrem no período de 01/07/2017 a 31/08/2017 através de formulário eletrônico disponível no site www.expotec.ufrpe.br.
1.1.1. Não serão aceitas inscrições por outro meio físico ou digital.
1.1.2. A organização não se responsabiliza por falhas na rede de comunicação no momento da inscrição.
1.1.3. A inscrição na exposição define a autorização do uso de imagem pessoal e dos produtos apresentados em peças de divulgação do evento.
1.2. As inscrições são realizadas mediante:
1.2.1. O preenchimento do formulário eletrônico com os dados cadastrais do Grupo de Pesquisa;
1.2.2. O preenchimento do formulário eletrônico com dados do projeto de pesquisa desenvolvido seguindo a estrutura: Apresentação, Materiais e Métodos, Resultados Obtidos, Conclusão, Referências. (ver modelo no site www.expotec.ufrpe.br)
1.3. A Comissão Científica divulga os trabalhos aceitos na Expotec em 10/09/2017.
1.4. A Exposição dos trabalhos ocorre dia 23 e 24/09/2017 das 9h às 16h no Ginásio Municipal Aloísio Rocha, Bairro da Fábrica, Camaragibe, PE.

2. CAPÍTULO II – DAS CATEGORIAS
2.1. Ao se inscrever os grupos indicam a modalidade e a categoria em que deseja concorrer.
2.2. A Expotec está dividida em duas modalidades:
2.2.1. Ensino Fundamental.
2.2.2. Ensino Médio.
2.3. Cada uma das duas modalidades está dividida em cinco categorias:
2.3.1. Códigos, Linguagens e suas tecnologias (trabalhos que tenham por base as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física);
2.3.2. Ciências Biológicas e tecnologias ambientais (trabalhos que tenham por base as disciplinas de Biologia, Ecologia ou que tratem de temas ambientais);
2.3.3. Ciências Exatas, Matemática e suas tecnologias (trabalhos que tenham por base as disciplinas de Matemática, Física, Química);
2.3.4. Ciências Humanas e suas tecnologias (trabalhos que tenham por base as disciplinas Educação, História, Geografia, Sociologia e Filosofia);
2.3.5. Robótica Educacional e Jogos Digitais (trabalhos que tenham por base o uso de aparatos robóticos e/ou informática).
2.4. No momento da seleção do trabalho a Comissão Científica poderá, a seu critério, alterar a categoria de inscrição do trabalho para melhor enquadrá-lo as categorias.

3. CAPÍTULO III – DA MONTAGEM, DA EXPOSIÇÃO E DESMONTAGEM DOS TRABALHOS NA EXPOSIÇÃO.
3.1. A Organização da Expotec oferece para cada Grupo de Pesquisa apresentar seu projeto o espaço de um stand de 1X2m com uma mesa, uma cadeira e um ponto de energia.
3.2. A montagem dos projetos no stand deve ser feita pelo Grupo de Pesquisa das 7h às 9h no dia 28/09/2017.
3.3. Os trabalhos deverão ficar expostos desde o momento da abertura da exposição, às 9h, até as 16h dos dias 29 e 30/09/2017.
3.4. Os materiais expostos devem ser retirados dos stands entre 16h e 17h do dia 30/09/2017.
3.5. Os stands não poderão ficar desocupados em nenhum momento durante a exposição, devendo haver sempre no mínimo 01 (um) estudante responsável pela demonstração do trabalho ao público. Para tanto, sugere-se o rodízio entre os estudantes, caso necessário.
3.6. Cada Grupo deve manter no stand para avaliação: Relatório da Pesquisa, o Diário de Bordo e o Banner (modelos destes instrumentos estão disponíveis no site www.expotec.ufrpe.br).
3.7. Cada Grupo de Pesquisa poderá utilizar outros recursos, além dos descritos acima, para ilustrar e/ou demonstrar os resultados das pesquisas realizadas.
3.7.1. Todo o material a ser apresentado deve permanecer dentro do espaço do stand de 1X2m.
3.8. A EXPOTEC não dispõe de pessoas ou carros para o deslocamento dos materiais das equipes participantes.
3.9. A localização dos stands será designada pela Comissão Organizadora, no ato do credenciamento.
3.10. Será de responsabilidade de cada equipe providenciar todo material necessário para montagem e funcionamento do projeto. A Comissão Organizadora não cederá, sob nenhum pretexto, material ou substâncias aos expositores.
3.11. Toda manipulação de materiais em exposição será de toda responsabilidade do Grupo de Pesquisa participante.

3.12. A comissão organizadora se permite vetar o uso de materiais perigosos ou que coloque em risco a segurança do público do evento.

4. CAPÍTULO IV – DA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO
4.1. Os Relatórios de Pesquisa inscritos na Expotec são avaliados pela Comissão Científica com base na tabela:

4.2. Serão selecionados os trabalhos que obtiverem nota total igual ou superior a 6 pontos.
4.2.1. Serão selecionados até 60 trabalhos.
4.2.2. Em caso de empate será considerado, sucessivamente, a melhor nota para Conclusão, Resultados Parciais, Materiais e Métodos, Apresentação e Relevância.
4.3. A nota do Relatório de Pesquisa será utilizada para o cálculo da classificação geral no dia da exposição.
4.4. Os trabalhos selecionados para expor na Expotec serão avaliados, no dia da exposição, por comissões constituídas de professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, especialmente compostas para proceder à avaliação.
4.5. No momento da apresentação do trabalho aos avaliadores não será permitida a presença de professor/orientador no stand.
4.6. O tempo de apresentação dos trabalhos não deverá exceder 15 (quinze) minutos.
4.7. Na apresentação, os trabalhos são avaliados observando a tabela abaixo:
4.7.1. Esta nota será utilizada para o calculo da classificação geral.

Critérios de Avaliação da apresentação na exposição Pontuação
Apresentação Oral
Relevância social da pesquisa 2 4 6 8 10
Inovação e contribuição da pesquisa para a ciência 2 4 6 8 10
Coerência Metodológica 2 4 6 8 10
Domínio do assunto e vocabulário científico 2 4 6 8 10
Interação do Grupo na apresentação 2 4 6 8 10
Materiais da Exposição
Apresentação visual do stand 2 4 6 8 10
Materiais e recursos utilizados na apresentação 2 4 6 8 10
Diário de bordo 2 4 6 8 10
Qualidade gráfica do banner 2 4 6 8 10
Informações contidas no banner 2 4 6 8 10
Média
Observações e sugestões do(a) Avaliador(a):

5. CAPÍTULO V – DA CLASSIFICAÇÃO
5.1. Na tarde do segundo dia da feira a Comissão Científica se reunirá para definir a classificação de cada uma das cinco categorias de cada modalidade.
5.2. A classificação dos Grupos de Pesquisa é feita pela média aritmética das notas atribuídas pela Comissão Científica ao Relatório de Pesquisa, no momento da seleção, e a nota dos avaliadores atribuída a apresentação no dia da Expotec.
5.3. São premiados os três primeiros colocados de cada uma das cinco categorias nas duas modalidades.
5.4. São premiados, em cada modalidade, os seguintes destaques: Melhor Relatório de Pesquisa, Melhor Diário de Bordo, Melhor Banner.
5.5. A Comissão Científica escolherá, entre os estudantes dos grupos premiados na modalidade Ensino Médio, cinco estudantes para receber uma bolsa PIBICEM.
5.5.1. A concessão das bolsas PIBICEM será feita apenas a alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio em respeito as normas do CNPq.
5.6. Entre os trabalhos premiados a Comissão Científica escolhe um Grupo de Pesquisa para receber a credencial da FEBRACE, um para a Mostratec e três para receber a credencial do Ciência Jovem.
5.6.1. Esta escolha é feita pela Comissão Científica considerado o perfil de trabalhos aceitos por cada uma dessas feiras.
5.6.2. Essa indicação não isenta os trabalhos de avaliação pela organização destas feiras.
5.6.3. A Expotec não se responsabiliza pelos custos para participação nestas feiras.

6. CAPÍTULO VI – DA PREMIAÇÃO
6.1. Os Grupos de Pesquisa classificados do primeiro ao terceiro lugar de cada uma das cinco categorias, nas duas modalidades, recebem: medalhas, diplomas e kit de materiais educativos.
6.2. Os grupos de Pesquisa destaque (melhor Relatório de Pesquisa, Melhor Diário de Campo, Melhor Banner) recebem medalhas e diplomas.
6.3. Um Grupo de Pesquisa selecionado pela Comissão Científica, entre os premiados, recebe credencial para a FEBRACE.
6.4. Um Grupo de Pesquisa selecionado pela Comissão Científica, entre os premiados, recebe credencial para a Mostratec.
6.5. Dois Grupos de Pesquisa do Ensino Médio e Um Grupo de Pesquisa do Ensino Fundamental, selecionados pela Comissão Científica, entre os premiados, recebe credencial para a Ciência Jovem.
6.6. Cinco estudantes da modalidade Ensino Médio, selecionados pela Comissão Científica entre os membros dos grupos premiados, recebem bolsas de PIBICEM.

7. CAPÍTULO VII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. A Comissão Organizadora analisará todos os casos particulares e fornecerá os esclarecimentos necessários decidindo nos casos omissos.
7.2. Qualquer atividade que desvirtue o sentido da exposição será submetida à apreciação das Comissões Organizadora e Comissão Científica.
7.3. A instituição não se responsabilizará por qualquer dano ocorrido aos materiais dos participantes, ou seja, fica sobe a responsabilidade dos participantes zelar pelo seu material.
7.4. Para maiores informações acessar o site www.expotec.ufrpe.br ou utilizar o e-mail expoteccamaragibe@gmail.com.