Regulamento 2016

REGULAMENTO EXPOTEC 2016

A Exposição de Tecnologia de Ciência de Camaragibe – EXPOTEC se caracteriza como a exposição de ciências do Município de Camaragibe/PE que tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento do ensino científico na educação básica do município. A participarão da EXPOTEC se dá através de Grupos de Pesquisa formados por até cinco estudantes da educação básica e um professor da educação básica das escolas do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio (regular, e EJAI) das Redes Pública e Privada da Cidade de Camaragibe/PE. A Exposição dos trabalhos ocorre dia 23 e 24/09/2016 das 9h as 16h no Ginásio Municipal Aloísio Rocha, Bairro Vila da Fábrica, Camaragibe, PE.

 CAPÌTULO I – INSCRIÇÃO E CRONOGRAMA

1.1.  As inscrições dos Grupos de Pesquisa ocorrem no período de 01/07/2016 a 31/08/2016 através de formulário eletrônico disponível no site www.expotec.ufrpe.br.

1.1.1.    Não serão aceitas inscrições por outro meio físico ou digital.

1.1.2.    A organização não se responsabiliza por falhas na rede de comunicação no momento da inscrição.

1.1.3.    A inscrição na exposição define a autorização do uso de imagem pessoal e dos produtos apresentados em peças de divulgação do evento.

1.2.  As inscrições são realizadas mediante:

1.2.1.    O preenchimento do formulário eletrônico com os dados cadastrais do Grupo de Pesquisa;

1.2.2.    O preenchimento do formulário eletrônico com dados do projeto de pesquisa desenvolvido seguindo a estrutura: Apresentação, Materiais e Métodos, Resultados Obtidos, Conclusão, Referências. (ver modelo no site www.expotec.ufrpe.br)

1.3.  A Comissão Científica divulga os trabalhos aceitos na Expotec em 10/09/2016.

1.4.  A Exposição dos trabalhos ocorre dia 23 e 24/09/2016 das 9h às 16h no Ginásio Municipal Aloísio Rocha, Bairro da Fábrica, Camaragibe, PE.

 

CAPÍTULO II – DAS CATEGORIAS

2.1.  Ao se inscrever os grupos indicam a modalidade e a categoria em que deseja concorrer.

2.2.   A Expotec está dividida em duas modalidades:

2.2.1.    Ensino Fundamental.

2.2.2.    Ensino Médio.

2.3.  Cada uma das duas modalidades está dividida em cinco categorias:

2.3.1.    Códigos, Linguagens e suas tecnologias (trabalhos que tenham por base as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física);

2.3.2.    Ciências Biológicas e tecnologias ambientais (trabalhos que tenham por base as disciplinas de Biologia, Ecologia ou que tratem de temas ambientais);

2.3.3.    Ciências Exatas, Matemática e suas tecnologias (trabalhos que tenham por base as disciplinas de Matemática, Física, Química);

2.3.4.    Ciências Humanas e suas tecnologias (trabalhos que tenham por base as disciplinas Educação, História, Geografia, Sociologia e Filosofia);

2.3.5.    Robótica Educacional e Jogos Digitais (trabalhos que tenham por base o uso de aparatos robóticos e/ou informática).

2.4.  No momento da seleção do trabalho a Comissão Científica poderá, a seu critério, alterar a categoria de inscrição do trabalho para melhor enquadrá-lo as categorias.

 

CAPÍTULO III – DA MONTAGEM, DA EXPOSIÇÃO E DESMONTAGEM DOS TRABALHOS NA EXPOSIÇÃO.

3.1.   A Organização da Expotec oferece para cada Grupo de Pesquisa apresentar seu projeto o espaço de um stand de 1X2m com uma mesa, uma cadeira e um ponto de energia.

3.2.   A montagem dos projetos no stand deve ser feita pelo Grupo de Pesquisa das 7h às 9h no dia 24/09/2016.

3.3.   Os trabalhos deverão ficar expostos desde o momento da abertura da exposição, às 9h, até as 16h dos dias 23 e 24/09/2016.

3.4.   Os materiais expostos devem ser retirados dos stands entre 16h e 17h do dia 24/09/2016.

3.5.   Os stands não poderão ficar desocupados em nenhum momento durante a exposição, devendo haver sempre no mínimo 01 (um) estudante responsável pela demonstração do trabalho ao público. Para tanto, sugere-se o rodízio entre os estudantes, caso necessário.

3.6.   Cada Grupo deve manter no stand para avaliação: Relatório da Pesquisa, o Diário de Bordo e o Banner (modelos destes instrumentos estão disponíveis no site www.expotec.ufrpe.br).

3.7.  Cada Grupo de Pesquisa poderá utilizar outros recursos, além dos descritos acima, para ilustrar e/ou demonstrar os resultados das pesquisas realizadas.

3.7.1.    Todo o material a ser apresentado deve permanecer dentro do espaço do stand de 1X2m.

3.8.  A EXPOTEC não dispõe de pessoas ou carros para o deslocamento dos materiais das equipes participantes.

3.9.   A localização dos stands será designada pela Comissão Organizadora, no ato do credenciamento.

3.10.              Será de responsabilidade de cada equipe providenciar todo material necessário para montagem e funcionamento do projeto. A Comissão Organizadora não cederá, sob nenhum pretexto, material ou substâncias aos expositores.

3.11.Toda manipulação de materiais em exposição será de toda responsabilidade do Grupo de Pesquisa participante.

 

3.12.             A comissão organizadora se permite vetar o uso de materiais perigosos ou que coloque em risco a segurança do público do evento.

 

CAPÍTULO IV – DA SELEÇÃO E AVALIAÇÃO

4.1.  Os Relatórios de Pesquisa inscritos na Expotec são avaliados pela Comissão Científica com base na tabela:

Critérios de Avaliação do Relatório de Pesquisa Pontuação (Zero a 2) por item
Apresentação
Materiais e Métodos
Resultados Obtidos
Conclusão
Relevância da Pesquisa
Total:
Observações e sugestões do(a) Avaliador(a):

 

4.2.  Serão selecionados os trabalhos que obtiverem nota total igual ou superior a 6 pontos.

4.2.1.     Serão selecionados até 60 trabalhos.

4.2.2.     Em caso de empate será considerado, sucessivamente, a melhor nota para Conclusão, Resultados Parciais, Materiais e Métodos, Apresentação e Relevância.

4.3.  A nota do Relatório de Pesquisa será utilizada para o cálculo da classificação geral no dia da exposição.

4.4.   Os trabalhos selecionados para expor na Expotec serão avaliados, no dia da exposição, por comissões constituídas de professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa, especialmente compostas para proceder à avaliação.

4.5.   No momento da apresentação do trabalho aos avaliadores não será permitida a presença de professor/orientador no stand.

4.6.   O tempo de apresentação dos trabalhos não deverá exceder 15 (quinze) minutos.

4.7.  Na apresentação, os trabalhos são avaliados observando a tabela abaixo:

4.7.1.    Esta nota será utilizada para o calculo da classificação geral.

Critérios de Avaliação da apresentação na exposição Pontuação
Apresentação Oral
Relevância social da pesquisa 2 4 6 8 10
Inovação e contribuição da pesquisa para a ciência 2 4 6 8 10
Coerência Metodológica 2 4 6 8 10
Domínio do assunto e vocabulário científico 2 4 6 8 10
Interação do Grupo na apresentação 2 4 6 8 10
Materiais da Exposição
Apresentação visual do stand 2 4 6 8 10
Materiais e recursos utilizados na apresentação 2 4 6 8 10
Diário de bordo 2 4 6 8 10
Qualidade gráfica do banner 2 4 6 8 10
Informações contidas no banner 2 4 6 8 10
Média:
Observações e sugestões do(a) Avaliador(a):

 

CAPÍTULO V – DA CLASSIFICAÇÃO

5.1.   Na tarde do segundo dia da feira a Comissão Científica se reunirá para definir a classificação de cada uma das cinco categorias de cada modalidade.

5.2.   A classificação dos Grupos de Pesquisa é feita pela média aritmética das notas atribuídas pela Comissão Científica ao Relatório de Pesquisa, no momento da seleção, e a nota dos avaliadores atribuída a apresentação no dia da Expotec.

5.3.   São premiados os três primeiros colocados de cada uma das cinco categorias nas duas modalidades.

5.4.   São premiados, em cada modalidade, os seguintes destaques: Melhor Relatório de Pesquisa, Melhor Diário de Bordo, Melhor Banner.

5.5.   A Comissão Científica escolherá, entre os estudantes dos grupos premiados na modalidade Ensino Médio, cinco estudantes para receber uma bolsa PIBICEM.

5.5.1.     A concessão das bolsas PIBICEM será feita apenas a alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio em respeito as normas do CNPq.

5.6.   Entre os trabalhos premiados a Comissão Científica escolhe um Grupo de Pesquisa para receber a credencial da FEBRACE, um para a Mostratec e três para receber a credencial do Ciência Jovem.

5.6.1.     Esta escolha é feita pela Comissão Científica considerado o perfil de trabalhos aceitos por cada uma dessas feiras.

5.6.2.     Essa indicação não isenta os trabalhos de avaliação pela organização destas feiras.

5.6.3.    A Expotec não se responsabiliza pelos custos para participação nestas feiras.

 

CAPÍTULO VI – DA PREMIAÇÃO

6.1.   Os Grupos de Pesquisa classificados do primeiro ao terceiro lugar de cada uma das cinco categorias, nas duas modalidades, recebem: medalhas, diplomas e kit de materiais educativos.

6.2.   Os grupos de Pesquisa destaque (melhor Relatório de Pesquisa, Melhor Diário de Campo, Melhor Banner) recebem medalhas e diplomas.

6.3.   Um Grupo de Pesquisa selecionado pela Comissão Científica, entre os premiados, recebe credencial para a FEBRACE.

6.4.  Um Grupo de Pesquisa selecionado pela Comissão Científica, entre os premiados, recebe credencial para a Mostratec.

6.5.   Dois Grupos de Pesquisa do Ensino Médio e Um Grupo de Pesquisa do Ensino Fundamental, selecionados pela Comissão Científica, entre os premiados, recebe credencial para a Ciência Jovem.

6.6.   Cinco estudantes da modalidade Ensino Médio, selecionados pela Comissão Científica entre os membros dos grupos premiados, recebem bolsas de PIBICEM.

 

CAPÍTULO VII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1.   A Comissão Organizadora analisará todos os casos particulares e fornecerá os esclarecimentos necessários decidindo nos casos omissos.

7.2.   Qualquer atividade que desvirtue o sentido da exposição será submetida à apreciação das Comissões Organizadora e Comissão Científica.

7.3.   A instituição não se responsabilizará por qualquer dano ocorrido aos materiais dos participantes, ou seja, fica sobe a responsabilidade dos participantes zelar pelo seu material.

7.4.     Para maiores informações, utilizar o e-mail: contato@expotec.ufrpe.br;